quarta-feira, 29 de junho de 2011

Certo ou Errado?

“Qual o sentido do universo?” Com essa provocação, Clóvis de Barros Filho, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), iniciou a sua palestra Ética – discurso e prática. Em uma verdadeira aula de filosofia, Barros Filho comentou que a ética cristã, típica da Idade Média, partia do pressuposto de que cada pessoa tinha uma vocação e que devia ficar feliz com a missão que Deus havia lhe dado. O conceito de ética, presente nesse momento, era o de destino, no qual o livre arbítrio não existia. Ou seja, as pessoas não podiam fazer escolhas. Com a Reforma Protestante, de Martinho Lutero, tornou-se mais complicado definir o que era certo e errado: afinal, a nova igreja pregava o livre arbítrio e não via nada de pecaminoso em gerar lucros e ganhar dinheiro – enquanto a igreja católica afirmava ser “mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico ser recebido no reino do céu”.

Em seu passeio pela história, Barros Filho explicou que, durante o Renascimento, a mesma confusão acima (entre o certo e o errado) aumentou: afinal, fazia sucesso a obra de Nicolau Maquiavel, O Príncipe, que aconselhava governantes e políticos de que era preciso fazer o que fosse, até mesmo utilizando meios escusos, para obter o que se desejasse – ação traduzida na emblemática frase “os fins justificavam os meios”. “Age bem quem realiza algo que tem de ser feito. E o prestígio é aferido pelos ganhos ou perdas gerados pelo indivíduo”, analisou Barros. Ou seja, o homem é senhor de seu destino e dono de seu livre arbítrio: o sucesso ou fracasso na vida dependem de seu desempenho. Já nos séculos 18 e 19, os filósofos ingleses Jeremy Bentham e Stuart Mill propuseram a seguinte teoria: produz bem quem sabe fazer bem-feito e age bem quem alegra a maioria.
Barros Filho acrescentou que o que mais dificulta o estabelecimento de um código de ética é que os homens estão sempre mudando seus pensamentos, bem como suas células. Como diz o filósofo grego Heráclito: “Um rio nunca passa pelo mesmo lugar duas vezes”. Por isso, a dificuldade de se estabelecer um código de ética: não só os indivíduos se modificam ao longo dos dias, mas a sociedade também se altera e, consequentemente, é necessário estabelecer novos códigos de conduta. O que era válido no passado não é mais hoje. Tanto na sociedade quanto nas organizações. O professor da ECA conta que, antigamente, não se dava importância, nas companhias, em ser eticamente sustentável e não poluir, sendo o grande objetivo obter lucros cada vez maiores. Atualmente, a empresa que só se preocupa com os lucros e age de forma agressiva em relação à natureza não recebe bons olhares por parte de parte crescente da sociedade. “Ética não é estática e é preciso, de tempos em tempos, definir o que é certo e errado”, concluiu.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ORAÇÃO DA MANHÃ!!!

                                 
Bom dia Natureza, senhora e criadora de tudo que existe!

A Você, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que cria vida, pela luz que abre nossos olhos;
Nós lhe agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas;
Inspira-nos com seu espírito os pensamentos que vamos alimentar, as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir, a comunicação que vamos realizar;
Abençoa os alimentos que vamos ingerir, as pessoas que vamos encontrar, os passos que vamos dar e o trabalho que devemos fazer;
Abençoa as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover, a paz que vamos semear, a fé que vamos viver, o Amor que vamos partilhar;
Ajuda-nos a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar com Amor as pequenas cruzes desse dia;
Queremos estar contigo, no início, durante e no fim desse dia...
...E  que assim seja!







domingo, 26 de junho de 2011

Como continuar casado com a mesma mulher !


                                         Por Arnaldo Jabor


Meus Amigos separados não cansam de perguntar como consegui ficar casado por 30 anos com a mesma mulher. As mulheres sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo.

Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo. Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário. Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue:

Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade já estou em meu terceiro casamento – a única diferença é que casei três vezes com a mesma mulher.
Minha esposa, se não me engano está em seu quinto, porque ela pensou em pegar as malas mais vezes que eu.

O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher. O segredo no fundo é renovar o casamento e não procurar um casamento novo. Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal.   De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido.

Há quanto tempo vocês não saem para dançar? Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial? Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter a sua irrestrita atenção?

Sem falar dos inúmeros quilos que se acrescentaram a você depois do casamento. Mulher e marido que se separam perdem 10 kg em um único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo?

Faça de conta que você está de caso novo. Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu cônjuge.

Vamos ser honestos: Ninguém agüenta a mesma mulher ou o mesmo marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas. Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você, são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração.

Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo circuito de amigos.

Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar. Isso obviamente custa caro e muitas uniões se esfacelam porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento.

Mas se você se separar sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas e você ainda terá a pensão dos filhos do casamento anterior. Não existe essa tal “estabilidade do casamento” nem ela deveria ser almejada. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos. A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma “relação estável”, mas saber mudar junto.

Todo cônjuge precisa evoluir estudar, aprimorar-se, interessasse por coisas que jamais teria pensado em fazer no inicio do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, porque não fazer na própria família? É o que seus filhos fazem desde que vieram ao mundo.

Portanto descubra a nova mulher ou o novo homem que vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo interessante par. Tenho certeza que seus filhos os respeitarão pela decisão de se manterem juntos e  aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos apesar das desavenças.

Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão: por isso de vez em quando é necessário casar-se de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par.

AMENIZA E NÃO MUDA...

                        (Cristovam Buarque: Professor da Universidade de Brasília e Senador pelo PDT/DF).

O Brasil é um país de alta criatividade em políticas sociais, com saídas para amenizar, não para mudar a realidade. A criatividade começou na escravidão, ao invés de aboli-la recorremos à Lei do Ventre Livre. Os escravos sexagenários, os velhos, eram libertados, um eufemismo para abandonados. Até a Abolição da Escravatura aconteceu sem oferecer educação nem terra para os ex-escravos e seus filhos. A Abolição foi um eufemismo para a expulsão dos escravos das fazendas para as favelas.
Modernamente também temos sido campeões de imaginação para soluções parciais.
Como o salário não era suficiente para pagar o transporte do trabalhador até o local de trabalho, ao invés de aumento salarial, criamos o vale-transporte, como se fosse um grande benefício social, quando, na verdade, foi um serviço à economia: garantir a presença do trabalhador na fábrica. A regra é a mesma para o vale-refeição. O salário não era suficiente para assegurar a alimentação mínima de um trabalhador, então a solução foi garantir a alimentação do trabalhador, mesmo que suas famílias continuassem sem comida.
Quando a inflação ficou endêmica, ao invés de combatê-la (só enfrentada em 1994), criou-se a correção monetária, que garantia moeda estável para quem tivesse acesso às artimanhas do mercado financeiro, enquanto o povo continuava com seus salários cada vez mais desvalorizados.
Hoje, quando o país vive um apagão de mão de obra qualificada, corremos para fazer escolas técnicas, esquecendo que sem o ensino fundamental os alunos não terão condições de aproveitar os cursos profissionalizantes.            
A Bolsa Escola foi criada para revolucionar a escola. Como isso não foi feito, ela se transformou na Bolsa Família, sendo mais uma das soluções compensatórias agregada ao vale-alimentação e vale-gás.
As universidades boas e gratuitas são reservadas para os que podem pagar escolas privadas no ensino básico. No lugar de fazer boas escolas para todos, criamos o PROUNI e cotas para negros e índios. O Brasil melhora com essas medidas, mas não enfrenta o problema e acomoda a população, como se agora todos já fossem iguais. Promovem-se benefícios com soluções provisórias, como se elas resolvessem o problema.
A solução adiada seria uma revolução que assegurasse escola de qualidade para todas as crianças, em um programa que se espalharia pelo país, onde todas as escolas fossem federais, como o Colégio Pedro II, as escolas técnicas militares, os colégios de aplicação das universidades.
Quando a desigualdade social força a separação entre pobres e ricos que se estranham, ao invés de superar a desigualdade constroem-se muros em shoppings e condomínios, separando as classes sociais. Para impedir a convivência de classes, impedimos estações de metrô em bairros ricos, o que mostra um total desinteresse desses habitantes pelo transporte público.
Falta professor de Física, retira-se Física do currículo escolar. Os alunos não aprendem, adotamos a progressão automática. O Congresso não funciona, o STF passa a legislar. A população fala Português errado, em vez de ensinar o correto a todos legitimamos a fala errada para a parte da população sem acesso à educação. Adotamos dois idiomas: o Português dos ricos educados e o Português dos pobres sem educação; o Português dos condomínios e o Português das ruas. Ao invés de combater o preconceito e a desigualdade, legalizamos a desigualdade.
Ao invés de fazer as mudanças da estrutura para construir um sistema social eficiente, equilibrado, integrado e justo optamos por simples lubrificantes das engrenagens desencontradas da sociedade. Nossas soluções podem até ser criativas, mas são burras e injustas. É a sociedade acomodando suas deficiências. Ao invés de enfrentar e resolver os problemas, nossa criatividade ajusta a sociedade a conviver com eles. E adia e agrava os problemas porque ilude a mente e acomoda a política.

domingo, 19 de junho de 2011

Carta de um pai ao seu filho adolescente:

Ao Meu Querido Filho,
Em primeiro lugar, quero dizer-lhe que desejo que você seja muito feliz, e que essa felicidade se estenda por toda a sua vida, que possa senti-la dia a dia, vivendo de forma equilibrada e harmoniosa, sabendo que a sua liberdade termina onde começa a dos outros, que este é o limite que tem de respeitar.   

Quero lhe dizer que nunca existiu medida para o amor que tenho por você, ou para o sentimento de profunda realização que me enche a alma a cada vez que olho para você e que lhe sinto próximo de mim.
Que não é possível definir em palavras o orgulho que tinha em cada um dos seus sorrisos, em cada uma das suas palavras ou em cada um dos seus gestos, na criança que foi. Mas tenho certeza de que terei muito orgulho do homem, que ainda anseio, que venha a se transformar.
Queria que continuasse sendo o meu melhor amigo e que aceitasse que eu fosse o seu, por sempre ter sido a materialização de todos os meus sonhos, por ter sido tudo o que desejei e muito, muito mais. Cada vez que me abraça, me enche de amor, cada vez que me chama e me pede conselhos ou ajuda, faz de mim um herói. Porque você deveria ser o melhor que há em mim.
Quero pedir-lhe perdão por todas as vezes que não tive tempo ou paciência, pelos momentos em que precisou de mim e eu não estive presente, pois com certeza eu não sabia, ou por não ter estado mais, rido mais, beijado mais, brincado mais, se é que era possível, porque mudei totalmente minha vida profissional e pessoal para ter o prazer de estar mais e mais ao seu lado.
Quero dizer-lhe que todas as escolhas que fiz, mesmo as erradas e as que contrariaram a sua vontade, tinham o único propósito de fazer de você alguém melhor que eu. Que sempre vivi para lhe ver saudável e em paz, que nada no mundo é mais importante que você, que o meu pesadelo era lhe perder, lhe magoar ou lhe afastar de mim. Sempre lhe dei apoio e orientação, e por vivermos em sociedade, faz-se necessário regras, para que tenhamos um bom convívio. Entendo que nessa idade, os questionamentos que fazemos a respeito da nossa existência nos dá uma ideia errada do que é ser livre. Seja por dever de pai e/ou por todo o amor que tenho por você, que lhe oriento, e exijo de você que cumpra essas regras, pois são para o seu próprio bem e lhe ajudarão a formatar seu caráter fazendo de você um verdadeiro homem. Saiba que sempre estarei aqui, de braços abertos e o coração cheio de amor pelo pedaço de mim que é você, direcionando-o sempre, sem concordar com aquilo que esteja fazendo de errado, sem fugir ao que acredito, por mais que te ame, ou até por isso. 
As minhas verdades não são universais ou os conselhos que lhe dei, nem sempre foram tão sábios, mas tenha a certeza de que tudo o que eu imaginava ser verdade e importante para que você se tornasse uma pessoa melhor, para você e para o mundo, eu lhe ensinei. 

A vida tem uma forma estranha de nos ensinar, e tudo o que precisa saber aprenderá no momento em que conhecer o seu filho. Deixará de pertencer a você próprio e saberá que o amor não conhece limites ou barreiras, porém, exatamente por amar muito, temos que aprender a dizer não, a dizer basta, e desse jeito mais uma vez ensinar, senão pelo amor, infelizmente será pela dor, o que nenhum pai deseja a seus filhos, mas tenha a certeza que doerá muito em você, mas também em nós, pois o amamos muito além do que possa imaginar. 
Com todo o amor, carinho e dedicação que sempre tive e tenho por você,

De seu pai, que sempre o amou, e sempre o amará!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Mulher Ideal, Utópica!!!!




Eu quero uma mulher que seja diferente de todas que eu já tive, de todas tão iguais. Que seja minha amiga, amante, confidente; A cúmplice de tudo que eu fizer a mais.

No corpo tenha o Sol, no coração a Lua, a pele cor de sonho, as formas de maçãs. A fina transparência, uma elegância nua, o mágico fascínio, o cheiro das manhãs.

Eu quero uma mulher de coloridos modos, que morda os lábios sempre que for me abraçar. No seu falar provoque o silenciar de todos, e seu silêncio obrigue a me fazer sonhar.

Que saiba receber, que saiba ser bem-vinda, que possa dar jeitinho a tudo que fizer, que ao sorrir provoque uma covinha linda, de dia, uma menina, a noite, uma mulher.
( A cúmplice - Juca Chaves)


                 Expectativa


Não procuro por uma simples mulher que traga formas definidas em seu corpo.    
Se magra, se gorda, muito alta ou pequenina.
Não procuro por uma mulher que traga no rosto.
Os olhos azuis, verdes ou um indefinido cinza azul.
Ou amendoados morando no castanho, ou negros nítidos.
Não procuro por uma simples mulher.
Que traga o pudor nas faces e risos pueris.
Se traz cabelos anelados que brilhem ao sol.
Não procuro por uma mulher que traga na pele o tom rosado, ou ainda que tenha o jambo a lhe cobrir.
Ou sardas lhe tomem os braços, ou então de alvura sem fim.
Não procuro por uma simples mulher.
Que traga serena a vida no rosto em vincas.
Se no coração o ardor de noites insones e vazias.
Não procuro por uma mulher que traga na mente.
Regras e que me dite como vivenciá-las em seus dias, ou amanhãs tardios em seu tempo que morrem no hoje.
Não procuro por uma simples mulher, mas um porto seguro feito de afetos e meiguices.
Uma flor perfumada e frágil embalada pelo vento.
Um sonho que invada minha alma ressequida e cansada.
Um anjo que ilumine meu futuro, desprendendo minhas dores.
Um bálsamo que impregne meu corpo e perfume meu coração.
Não procuro por uma simples mulher.
Aquela que sonho e espero é a única, não uma, mas ela.
(Yara Ribeiro)

O nosso último encontro...


"Sabemos que ela vem...
Não sabemos quando, onde ou como, mas sabemos que ela vem.
Às vezes nos deixa no aguardo, prevenido, outras vezes aparece de forma inesperada, mas sabemos que ela vem.
De forma sofrida ou tranquila, com alívio ou muito pesar, mas sabemos que ela vem.
Para muitos o fim de tudo, a escuridão, para outros o recomeço, uma nova chance, mas...Sabemos que ela vem.
...E nos leva para onde? Ao Paraíso, ao Limbo, ao Purgatório ou ao Inferno, Umbral, colhendo aquilo que plantamos, pois...Sabemos que ela vem.
Então, a única certeza que temos nessa vida, é que cedo ou tarde, sabemos que ela vem."

sexta-feira, 3 de junho de 2011

"O Brasil sem miséria"

Então, quero aqui dar meu depoimento, muito emocionado com o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria, que venho acompanhando, e justificar os últimos acontecimentos, inclusive envolvendo o Ministro Palocci. Na verdade, os nossos políticos são motivo de orgulho para o nosso povo. Assim como os verdadeiros cientistas, os nossos representantes começaram as experiências com esse novo programa, testando neles mesmos, na própria carne. Vejam vocês o motivo da alegria e regozijo, quando verificaram que dará certo, aliás, certíssimo, pois o próprio Ministro Palocci, ao utilizar-se desse plano, aumentou em 20(vinte) vezes o valor do seu patrimônio(porisso, que ele esperou para só agora, depois do lançamento do programa, justificar publicamente os questionamentos que o envolvem). O Ex-Presidente Lula, em apenas três palestras, observem vocês, conseguiu a façanha de arrecadar nada mais, nada menos que U$ 1,200,000.00(Um Milhão e Duzentos Mil Dólares). Mas também, depois de sagrar-se Doutor Honoris Causa(aliás, até hoje ninguém lhe explicou que porra significa esse nome, mas disseram para ele ir que seria "boca livre", e que teria "uns goró", o que ele teria a perder? Porém, o que ele mais gostou, além dos "goró", foi aquele "chapeuzinho de maracatú" que ele trouxe como souvenir ) pela Universidade de Coimbra, em Portugal, imaginem, uma das universidades mais importantes do mundo, e o que mais o impressionou foi a cultura do povo, porquê não foi necessário que utilizassem um intérprete, quando do seu discurso, e todos os presentes conseguiram entender o que ele falava(difícil depois disso, será fazer com que nossos filhos dediquem-se aos estudos, ao ponto da exaustão, para serem o que? Médicos, Arquitetos, Engenheiros, Advogados, Economistas, Professores? Para que todo esse esforço se "semianalfabeticamente", podemos ser , além de Presidente da República do Brasil, que representa e está acima de todos esses profissionais, conquitar o Título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra).
Portanto, só depois de experimentarem e verificarem que é viável, como era de se esperar de pessoas tão preocupadas com o povo que os elegeu, fizeram o lançamento efetivo do programa. E não se enganem, esses foram apenas dois dos exemplos de sucesso deste projeto, que continua sendo testado em cada um daqueles senhores, que tão bem e com tanto afinco nos representam. Cada vez mais, me orgulho de ser Brasileiro.